quinta-feira, 8 de julho de 2021

Novo Blog!

O blog está de cara nova! Os novos posts do blog estão sendo feitos no Entendendo Jonestown, agora hospedado no Wordpress, é só clicar nesse link para acessar o conteúdo. Até mais!

quinta-feira, 27 de maio de 2021

História dos Sobreviventes - Laura Johnston Kohl

Laura Johnston Kohl estava em Georgetown no dia 18 de novembro. Ela havia sido mandada de volta para Georgetown apenas um mês antes.

Em um artigo escrito no site Jonestown Institute, Laura fala sobre seu início no Templo dos Povos:

"Frequentei a faculdade por três anos e estive muito envolvido com o movimento contra a guerra. Eu larguei / fui reprovado na faculdade depois de três anos. Então, casei-me com um outro manifestante e passamos dez meses maravilhosos até que tudo acabou. Eu então me envolvi com os Panteras Negras locais por cerca de quatro meses. Por fim, decidi me mudar para São Francisco com minha irmã. No domingo após minha chegada a San Francisco, participei de minha primeira reunião com Jim Jones e o Templo dos Povos.

Enquanto estava no ensino médio, participei do movimento local pelos direitos civis e de organizações interraciais. Quando fui para a faculdade, entrei nos protestos contra a guerra com os dois pés. Fiz uma demonstração no Pentágono, fui injetado com gás lacrimogêneo em Nova York e continuei marchando. Também estive envolvido em grupos com alunos de intercâmbio estrangeiro e outros. Sempre quis um grupo diversificado de amigos! Quando cheguei a San Francisco - após meus anos de faculdade e meu curto casamento - eu estava em uma péssima forma e realmente tive que começar a reconstruir do zero. Minha irmã tinha ouvido alguns amigos advogados falando sobre Jim Jones em Redwood Valley. Por falta de coisa melhor para fazer, dirigimo-nos ao culto. Toda essa história me levou a olhar com esperança para Templo dos Povos e Jim. Isso foi no início de março de 1970. Isso foi sete anos antes de eu ir para a Guiana.

O que aconteceu quando me envolvi com Jim e o Templo dos Povos? Quando cheguei ao serviço religioso, vi Jim, que era bonito de caráter. Em outras palavras, ele não era o tipo de estrela de cinema bonito. Ele apenas parecia ter tanta profundidade e sabedoria. Ele não era um ministro típico, cuja voz o colocava para dormir, ou cuja mensagem não se aplicava ao mundo em que vivemos. Ele falou sobre as questões com as quais eu estava tão envolvido! Ele falou sobre a guerra do Vietnã, Dennis Banks e o Movimento Indígena Americano, Angela Davis, os sete de Chicago - e até mesmo os Panteras Negras. Sua filosofia política era idêntica à minha. Eu gostei do que ele estava dizendo.

Em 1974,  Jim Jones disse que queria que encontrássemos um lugar longe de todas as drogas e álcool da América. Encontramos a Guiana, na América do Sul, que era o país perfeito para nos mudarmos. Era um lindo país com áreas remotas que poderíamos povoar. Não me preocupei em me mudar para lá. Fui aventureira e fiquei encantada com a oportunidade de morar na floresta tropical.”

• Vida após Templo dos Povos

"Na noite de 18 de novembro, Sharon Amos recebeu uma mensagem de Jonestown. Ela me mandou chamar o time de basquete para voltar para casa porque ela tinha que falar com eles - principalmente Stephan, pelo que me lembro dela dizendo. Fomos até onde eles estavam e transmiti a mensagem.

Quando todos voltamos para casa, a polícia estava lá. Disseram que souberam que pessoas em Jonestown cometeram suicídio e que estavam nos verificando para saber mais sobre isso. Além de Sharon, acredito, ninguém sabia. A maioria de nós saiu de casa para ir a um show de talentos políticos a alguns quarteirões de distância. Ficamos fora por algumas horas. Quando voltamos, a polícia estava de volta. Então, quando todos nós 50 ou mais estávamos sentados no chão, encostados na parede ao redor da enorme sala de estar, alguns soldados trouxeram quatro sacos para cadáveres, contendo Sharon e seus três filhos.

Ficamos em Lamaha Gardens várias semanas, até que no início de dezembro, as mulheres foram autorizadas a partir."

No primeiro ano após sua volta para São Francisco ela morou junto de diversos outros antigos membros do Templo.

Ela encontrou um emprego em uma agência de empregos temporários, explicando a lacuna de dois anos em sua história de trabalho, dizendo que tinha viajado para o Caribe.

Na década de 80, ela entrou para um novo grupo chamado Synanon

“Depois de alguns meses, comecei a jogar o “Jogo Synanon”. Esse foi um cenário de círculo, onde o pessoal da Synanon resolveu as diferenças, chamou ex-viciados em drogas e distúrbios de caráter de volta ao reino da realidade e cuidou da gestão de um programa de reabilitação residencial. O jogo Synanon manteve-se firme porque todos foram incluídos no círculo e as pessoas tinham um fórum para resolver conflitos e estabelecer novos relacionamentos.”

Lá ela conheceu seu marido e após 7 anos de casados adotaram uma criança. Ela morou na Synanon até o início da década de 1990, quando a casa foi penhorada após problemas com impostos.

Kohl voltou para a faculdade e concluiu seu bacharelado, se tornando professora.

Em 1998 compareceu à comemoração do 20º aniversário do assassinato/suicídio em massa, em Oakland.

Nos anos seguintes, Laura foi bastante ativa reunindo sobreviventes. Jim Randolph, ex-membro do Templo relembrou a amizade dos dois em um artigo para o Jonestown Institute:

"Laura se encarregou de mandar e-mails para as pessoas todos os anos, informando quando nos reuniríamos no cemitério, quando a Sociedade Histórica da Califórnia estaria aberta aos membros do Templo dos Povos e quando e onde nos encontraríamos para almoçar ou jantar.

Como membro da mesa de palestrantes do TP, ela participou de muitas palestras e deu entrevistas para todos os tipos de mídia, tentando dar ao mundo em geral uma compreensão mais verdadeira de quem éramos. Ela escreveu um livro sobre sua experiência pessoal e mantinha uma mesa na feira de Berkeley todos os anos para disponibilizá-lo e explicar pessoalmente a quem quisesse ouvir do que se tratava o Templo. Ela realmente nunca parou de exaltar as virtudes do Templo que ela conhecia e amava, e estava sempre ativa, fazendo tudo o que podia para reunir as pessoas."

Laura também participou de diversos documentários, a foto abaixo é de sua página no IMDB.

Em 2010, ela publicou um livro de memórias sobre sua experiência - Jonestown Survivor: An Insider's Look.

Em março de 2018, Laura junto de sua família e amigos, fizeram uma viagem à Guiana para rever Jonestown. Um mês após seu retorno, descobriu que estava com câncer.

Quatro dias antes de sua morte, seu marido, Ron, ofereceu uma celebração da vida em sua casa a pedido dela.

"Ela queria que todos os seus amigos de todas as diferentes fases de sua vida se reunissem em um só lugar. Isso foi o que fizemos. Pessoas do Templo dos Povos, do Synanon, os quacres, tanto colegas quanto alunos de seus tempos de professora, todos se reuniram em sua casa em San Diego poucos dias antes de sua morte. A maioria de nós veio de fora da cidade, incluindo alguns de fora do estado. Facilmente 150 de nós."

Laura Kohl faleceu no dia 19 de novembro de 2019, aos 72 anos.

Links:

sábado, 22 de maio de 2021

Membros do Templo dos Povos se juntaram ao piquete para protestar contra o despejo de residentes de baixa renda do International Hotel, 1977.

"[...] Nos anos seguintes, Jim Jones seria frequentemente comparado a demagogos assassinos como Adolf Hitler e Charles Manson.  Essas comparações interpretam mal, e historicamente deturpam, o apelo inicial de Jim Jones aos membros do Templo dos Povos.  Jones atraiu seguidores apelando para seus melhores instintos.

O objetivo do Templo dos Povos era oferecer um exemplo tão convincente de vida em igualdade racial e econômica que todos os outros seriam conquistados e desejariam viver da mesma maneira.  O governo seria alterado, não derrubado.  Os membros do templo podem marchar para protestar contra o racismo ou guerras injustas, mas nunca recorrem à violência como uma ferramenta para criar uma sociedade melhor.  Ninguém se juntou ao Peoples Temple com a intenção de causar danos ou obter subjugação.  Em vez disso, eles se sentiam melhor consigo mesmos fazendo coisas boas para os outros."

- The Road to Jonestown, Jeff Guinn

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Tim Stoen - Teoria da Conspiração

Tim Stoen

"Uma teoria que formularam foi que Tim desviou fundos do Templo. Afinal, ele instruiu outros sobre como passar furtivamente a moeda dos EUA pelos funcionários da alfândega. Grace sabia do desfalque, dizia a hipótese, e usou seu conhecimento para chantagear Tim a apoiar seus esforços para conseguir John Victor. O dinheiro teria ajudado a financiar o que Charles Garry estima ser um esforço de um quarto de milhão de dólares para obter a custódia.Outra teoria que os membros desenvolveram foi que Tim trabalhou como um agente provocador para uma força policial dos EUA.

Uma série de fatos apoiou a ideia até hoje.

Em primeiro lugar, o conservadorismo pessoal de Tim o tornava suspeito.  Criado como um fundamentalista estrito, formado pelo Wheaton Bible College em Illinois e pela Stanford Law School, Tim desistiu do que chamava de estilo de vida "chique" - Porsche, guarda-roupa, mulheres - quando ingressou no Peoples Temple.  Embora idealista quanto a mudar o mundo, suas próprias crenças políticas diferem das dos líderes do templo.  Ele se registrou no Partido Republicano em 197 6.

Suas anotações de uma viagem que fez à Alemanha Oriental em 1958 revelaram uma forte atitude anticomunista.  As notas também ecoam comentários que ele fez sobre o Templo do Povo vinte anos depois.  Durante a viagem, que fez quando tinha sete anos de idade, em conexão com o Rotary International - uma suposta fachada da CIA - Tim foi preso.  Ele baseou suas anotações em uma conversa que teve com um outro prisioneiro.

"Eu vi coisas que livros didáticos e jornais não conseguem tornar vívidas.  Eu vi o que um estado policial pode fazer com os seres humanos individuais ...

As restrições de um estado policial comunista são tão ruins quanto você leu.  Nas bancas você compra jornais da Alemanha Oriental que servem apenas como propaganda...

Todas as semanas [na Alemanha Oriental] uma pessoa deve assistir às reuniões, algumas vezes, 2 a 3 vezes por semana.  As reuniões podem durar até quatro horas - o que se discute são os escritos marxistas e a virtude de um estado democrático.  Os grupos são organizados de forma a separar amigos e pessoas com interesses comuns.  Meu informante me disse que as reuniões não tiveram muito sucesso na doutrinação porque muitas pessoas haviam estado no Ocidente.

Ele [o informante de Stoen] disse que se os berlinenses orientais soubessem antes de as fronteiras serem estabelecidas, 40% deles teriam deixado todos os bens materiais para escapar.  Menos de 10 por cento deles ainda apóiam o regime...

Tim Stoen

Mesmo no exército da Alemanha Oriental, os saxões tiveram que ser trazidos de outras áreas para controlar os soldados locais, porque muitos dos soldados locais tinham simpatias anticomunistas. Foi só o medo que fez com que a maioria dos homens cumprisse as ordens ... Dizem aos soldados que há dois tipos de alemães, o bom e o mau, o bom é aquele que obedece às ordens comunistas, e o mau deve ser fuzilado...

Tudo o que posso fazer é ficar angustiado com o problema e orar a Deus para que isso não dure para sempre."

Outra razão pela qual o grupo acabou acreditando que Tim era um agente provocador foi seu duplo papel como oficial da lei - isto é, promotor público assistente - e consultor jurídico da Templo.  Ele frequentemente dava conselhos antiéticos, senão ilegais.  Por exemplo, ele sugeriu a John e Barbara que eles "perdessem" a pasta de Lester Kinsolving. Como John escreveu: "Lembro-me de pensar, aqui está um oficial do tribunal, incitando-me a fazer algo que presumi ser ilegal."

domingo, 14 de março de 2021

Sandy Bradshaw - História dos Membros

Sandy Bradshaw era oficial de justiça em Ukiah e morava com um homem negro chamado Lee Ingram.  Ambos eram nova-iorquinos, Lee de Bedford-Stuyvesant e Sandy de Syracuse.  Sandy, aos vinte e quatro anos, se considerava socialista e ateísta, embora tivesse sido criada como metodista.

Quando uma mulher no trabalho lhe contou sobre as curas do Templo, ela fechou os ouvidos.  Mas ela ouviu atentamente um relato das sessões noturnas de aconselhamento sobre drogas de Jones.  Valeu a pena uma viagem para Redwood Valley. Então ela ficou impressionada com o programa de desintoxicação da igreja e suas tentativas de alimentar e ajudar os pobres.  Ela também respondeu favoravelmente a Jones, que exalava calor e compaixão enquanto permanecia intransigente.  Ele não adoçou.  “Se você não gosta, vá embora”, disse ele. O obstáculo para Bradshaw era a própria ideia de se filiar a uma igreja, mas ela e Ingram tentaram.  Quase imediatamente, eles deram um grande passo a pedido de Jones - eles se casaram.  Como um casal interracial, eles seriam altamente visíveis em Ukiah, e viver juntos sem sanção legal seria indesejável. A dedicação de Sandy logo atraiu a atenção de Jones.

Enquanto trabalhava no Juvenile Hall com Patty Cartmell, ela muitas vezes cobria enquanto Cartmell estava ocupada com os negócios do Templo.  Jones então a convidou para se juntar à equipe e ela aceitou.

Em sua primeira saída juntas, Cartmell e Bradshaw visitaram uma casa em Pittsburg, Califórnia.  Sua tarefa era abrir caminho para a casa de uma pessoa que havia escrito a Jones e compareceria a um culto;  elas tentariam coletar o máximo de informações possível sobre o mobiliário, os espaços interiores, os residentes, sua saúde, sua história familiar, seus amigos - qualquer coisa que pudesse ser recolhida por estranhos em poucos minutos bisbilhotando ou fazendo perguntas sob  outras pretensões. Bradshaw erroneamente presumiu que ela simplesmente observaria sua parceira no trabalho.  Quando a porta da casa de Pittsburg se abriu, Cartmell, sem o menor aviso, disse: 'Podemos beber alguma coisa, por favor?  Minha amiga está grávida.'

Pega de surpresa com as mãos nos bolsos do casaco, Bradshaw rapidamente empurrou o material em uma protuberância na frente e as duas começaram sua coleta de inteligência. [1]

***

Bradshaw liderava a operação de contrabando de armas, comprando e enviando para a Guiana. Regularmente atualizava Jones sobre suas compras:

“Esta noite recebi sete caixas (50 rodadas cada) para bíblias .38 (ponto oco para defesa) e 20 caixas (50 rodadas cada) de bíblias .22, ambas sem assinar para elas”, escreveu ela a Jones em um memorando sem data.  “Feliz Natal do sistema!  Vou conseguir mais amanhã, já que tive essa folga esta noite. ”

Carta com pedido para ter noites livres durante a semana

"Pai, Eu insisto que a comunidade precisa de pelo menos uma e provavelmente duas noites livres por semana. Nessas noites eles podem ir à biblioteca, assistir um filme, passar tempo junto de seus filhos, fazer coisas “pessoais”, desde ir a lavanderia a socializar. Eu peguei o sentimento de várias pessoas com quem tenho conversado.  Existe uma lei de rendimentos decrescentes com essas classes, e definitivamente estamos vendo isso acontecer.

A propósito, eu tenho alguns planos para fazer o programa de educação da comunidade mais agradável, variado e efetivo. Eu vou estar apresentando em breve. Irá nos levar além de apenas “notícias” e aulas de russo, para alguns estudos teóricos e aplicados e discussões de marxismo, dialética e como e como todos nós podemos nos relacionar com isso.

Eu recomendo que devemos deixar a comunidade ter uma noite de folga."

[Tradução livre]

A carta não está assinada, mas provavelmente foi escrita por Tom Grubbs ou Dick Tropp, já que são os diretores da escola e a carta fala sobre ter um plano para o programa de educação.

Também deve ter sido escrita próximo ao final da comunidade, em outubro de 1978. Nessa época as reuniões, que antes eram apenas duas vezes por semana, estavam sendo realizadas todos os dias.

sábado, 13 de março de 2021

Discurso preparado para novos seguidores

Esse é um discurso que Jim Jones fez durante a última caravana do Templo dos Povos, em 1977, e aconteceu em uma igreja da Filadélfia. Ele foi especialmente preparado para os novos ouvintes, como um chamado para também entrarem para o Templo dos Povos.

Resumo:

Nesse discurso, Jim Jones fala sobre: a autoridade na Bíblia por meio da qual as pessoas podem reivindicar sua liberdade e divindade; a hipocrisia e os males da sociedade americana, especialmente em seu tratamento das classes mais baixas e minorias raciais; o perigo de uma guerra nuclear; e o santuário que todos eles têm à sua espera na Terra Prometida da Guiana.

Como resultado, sua retórica é menos conflituosa, suas afirmações de divindade pessoal menos enfatizadas, sua difamação da Bíblia menos pronunciada. É um discurso político, um apelo à ação social, um sermão às vezes inflamado, mas destinado ao consumo público, ao contrário dos discursos que ele proferiu durante o mesmo período na Califórnia perante a família da fé.

Por essa mesma razão, é também muito mais religioso do que outros endereços do período. Ele explica muitos versículos da Bíblia, especialmente do Novo Testamento, e dentro dele, especialmente os textos que exaltam a vida em comunidade, a compaixão e a fraternidade.

A reunião provavelmente ocorre na segunda noite de uma estadia de duas noites na Filadélfia. Pessoas foram curadas na noite anterior - e três mulheres testemunharam sobre essas curas quando uma fita começou. Seguindo os testemunhos, o coro Templo dos povos executa quatro canções. A restante da fita é o endereço de Jones.

Jones começa com uma mensagem cristã. Ele fala do amor de Deus, do sofrimento e sacrifício de Cristo, e da obtenção da perfeição de Cristo enquanto estava na cruz. Jones fala de Jesus sendo perseguido porque ele é um homem que faz Deus, e cita a resposta de Jesus: "Todos vocês são deuses." Embora Jones logo retorne ao assunto do amor de Deus, ele deixa o restante de sua introdução em paz.

Ele fala ao público sobre as instalações do Templo dos Povos - os cuidados de saúde, os serviços jurídicos, as casas para idosos e crianças - e diz que seus seguidores compartilham seus bens e talentos, com o resultado de que alguns de seus idosos que nunca Espere puderam pagar uma viagem pelo país estão nos bancos desta igreja. Ele enfatiza o aspecto da vida no Templo, comparando seu trabalho como a personificação do dia de Pentecostes. “O que significa ter todas as coisas em comum?” ele pergunta. “Isso significa que você não precisa mais se preocupar ...

“Quando vocês estão juntos como um”, ele continua no estilo de pregação da Igreja Negra, “você não precisa mais se preocupar, não precisa se preocupar, não precisa se preocupar, não não precisa se preocupar mais.

Os aspectos relevantes estão de acordo com Deus como princípio, destaca Jones, especialmente se você reconhecer que o princípio é o amor. Esse princípio não é algo que você compartilha uma vez por semana no domingo de manhã, diz ele, mas é tão constante e mutuamente benéfico quanto uma família. “Louvado seja o seu nome”, diz ele sobre os aplausos que se segue. “Louvado seja o seu santo nome. Estou falando de Deus, eu conheço Deus, então louvo seu santo nome.

Jones fala das condições atuais de vida na América, um tema ao qual ele repetidas vezes em seu discurso. Ao longo dos 75 minutos capturados nesta fita, ele critica os ricos por não pagarem sua parte justa e - pior - por roubar os fracos e vulneráveis. Ele fala sobre o poder das corporações, não apenas para governar a vida americana, mas também para controlar os eventos mundiais. Ele aponta para como discrepâncias salariais entre brancos e negros, como disparidades raciais nas taxas de encarceramento e a incapacidade dos pobres de serviços públicos básicos em suas comunidades.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Queima de Documentos

"Temendo um processo, os líderes da Igreja sobreviventes rapidamente limparam os arquivos do Templo.  Eles queimaram caixas de documentos em uma fogueira em uma praia de São Francisco e usaram ímãs para apagar as gravações.

Só podemos nos perguntar que informação contundente eles continham.  Depois disso, a maioria dos líderes do Templo desapareceria na floresta, guardando seus segredos e vivendo vidas tranquilas e indistintas enquanto evitavam os holofotes da mídia."

- Thousand Lives, autora Julia Scheers

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Jonestown foi um suicídio em massa ou um assassinato em massa?

Em 18 de novembro de 1978, temendo um cerco do governo dos Estados Unidos, Jones e seus seguidores
Flavor Aid misturado com cianeto - não Kool-Aid como tantas pessoas pensam - e morreram em massa. O número final de mortes foi de 918. Embora não haja dúvidas de que Jonestown foi um evento trágico, muitos estudiosos estão indecisos sobre se deve se referir a isso como um suicídio em massa ou um assassinato em massa.

Para as quase 300 crianças que viviam em Jonestown, não há dúvida de que foram assassinadas pelos pais ou responsáveis. Quando Jones disse a seus seguidores para beberem veneno em 18 de novembro, os pais e outros membros do complexo alimentaram as crianças à força com seringas e colheres. Mas as mortes dos adultos são mais difíceis de entender: os membros do Templo dos Povos escolheram morrer de bom grado - ou foram coagidos, ou sofreram lavagem cerebral, a beber o veneno?

Todo mundo morreu por um motivo diferente”, diz a Dra. Phyllis Deal, professora de sociologia e psicologia do Texarkana College. “Alguns dos adultos acreditaram na causa de Jim Jones e o seguiram até o fim. Outros viviam infelizes no complexo e só queriam que tudo acabasse”. Alguns seguidores, sentindo o perigo, deixaram o complexo nas horas antes do evento e conseguiram escapar. Outros, ainda, queriam partir, mas se sentiram incapazes.

“Jones colocava pessoas umas contra as outras e suas punições [por desertar] eram horríveis”, diz Deal. “As pessoas se sentiam realmente desconectadas e isoladas, e Jones as convenceu de que, se tentassem sair, não teriam sucesso.”

Jones também tinha guardas armados posicionados nas bordas do complexo, a fim de manter os "forasteiros" longe e impedir que seus seguidores partissem. Por esse motivo, diz Deal, nem todos os adultos que tomaram o veneno em Jonestown o fizeram de boa vontade.

Mas é incorreto dizer que todos os adultos em Jonestown foram assassinados, diz o Dr. John R. Hall, professor pesquisador de sociologia da Universidade da Califórnia em Davis e Santa Cruz e autor de um livro sobre Jonestown, Gone From the Promised Land .

“Dizer que todos foram assassinados nega a agência e a solidariedade dessas pessoas”, diz Hall.

“Certamente as crianças não tomaram uma decisão informada”, diz Hall. “Mas os adultos em Jonestown viviam dentro de sua própria bolha de realidade e, no final, passaram a acreditar que seu mundo estava sob cerco de fora.”

Para entender essa mentalidade, Hall aponta para dois exemplos da história moderna, onde grandes grupos de pessoas coletivamente tiraram suas vidas. No século 17, na Rússia, uma seita religiosa chamada Velhos Crentes recorreu ao suicídio por medo de perseguição. Da mesma forma, em 73/74 EC, um grupo de judeus cometeu suicídio em Massada, em Israel, em vez de se submeter ao invasor exército romano.

Como as pessoas em Jonestown, diz Hall, algumas sociedades escolhem a morte em vez de viver de uma maneira que não é fiel a suas crenças.

“Se você ouvir as [gravações do suicídio], poderá ouvir que há pessoas que entenderam que tinham a opção de morrer coletivamente em vez de ser submetidas a uma força externa que consideravam ilegítima”, diz Hall. “Há muito o que dizer sobre Jones ser essa figura diabólica, mas a verdade é que muita gente participou de boa vontade neste evento. Eles prepararam o veneno, eles distribuíram para outras pessoas - não era apenas Jones agindo sozinho. ”

Ainda assim, para Deal, ignorar as ações dos adultos como estritamente suicidas é desumanizante. “As pessoas brincam sobre as pessoas em Jonestown 'bebendo Kool-Aid' e isso implica que elas eram estúpidas e ingênuas”, diz Deal. “Mas, na verdade, eles não eram loucos ou estúpidos. Eles eram pessoas que acreditavam em uma boa causa e foram manipulados. Para as pessoas dizerem 'oh, eles beberam Kool-Aid, eles eram apenas seguidores de um culto estúpidos' - torna mais fácil simplesmente descartar a coisa toda. É só para nos sentirmos melhor. Mas estamos prestando um péssimo serviço às pessoas ao tentar dar a entender que todas as mortes aconteceram pelo mesmo motivo. ”

No final, os especialistas que estudam Jonestown concordam que as mortes não foram nem totalmente suicídio nem totalmente um ato de assassinato - mas, paradoxalmente, um pouco dos dois.

“Seria maravilhoso se soubéssemos a mentalidade de todos na época, para que pudéssemos fazer uma determinação clara”, diz Hall. “Mas nós não. Tudo o que temos são fragmentos de evidências que apontam para a complexidade da situação - e essa é realmente a única maneira de entendermos isso. ”