quarta-feira, 22 de julho de 2020

Como está Jonestown hoje?

   
Local onde ficava o antigo pavilhão, 2008
  
"Jonestown foi lentamente desmontado pelos ameríndios vizinhos que levavam roupas, comida, livros, colchões, madeira e até a cerca que marcava o túmulo de Lynetta Jones.  O governo guianense distribuiu os melhores móveis entre seus ministérios, bem como milhares de pacotes de sal e pimenta, que são uma novidade naquele país e ainda estavam sendo usados ​​em escritórios do governo até recentemente.  

Um incêndio destruiu os prédios de Jonestown, e garimpeiros retiraram veículos de metal para construir equipamentos de mineração.  O local agora é um campo vazio, cheio de vegetação, um emaranhado de trepadeiras e flores da selva.  Uma única árvore marca o local onde o pavilhão já esteve.  O túnel de terra que antes escondia “a caixa” está cheio de morcegos empoleirados.

O governo da Guiana, na esperança de capitalizar a tendência do "turismo sombrio", está considerando várias propostas para transformar o lugar em um destino de viagem.  Um plano prevê a reconstrução do pavilhão, a cabana de Jones e várias casas de campo, e a cobrança de duzentos dólares por noite pela emoção de viver a "experiência" de Jonestown." A Thousand Lives - Julia Scheeres


Relato da autora Júlia Scheers sobre a viagem a Jonestown, em agosto de 2008

"Você não pode entrar em Jonestown sem a chave", o homem me disse.

Era pôr do sol e estávamos sentados ao lado da piscina do hotel onde eu estava hospedada em Georgetown. Na manhã seguinte, eu deveria partir às 5h30 para pegar um barco fretado para Port Kaituma e, de lá, um SUV fretado para Jonestown. Eu vim para a Guiana com grandes despesas financeiras para visitar Jonestown, o tópico de um livro que estou escrevendo. E agora esse homem estava me dizendo que eu estava trancada.

Eu fiquei pasma.

Ele fazia parte de um grupo que planejava erguer um memorial / local de turismo em Jonestown, um garimpeiro que era o contato local de dois homens em Nova York. Embora eu estivesse em contato com o principal investidor nos Estados Unidos, ele não mencionara essa complicação.

O parceiro guianense, um homem grande e suado, enfeitado com ouro - colares, anéis, pulseiras, olhou para mim com desconfiança. Ele me disse que o grupo ergueu a cerca para impedir que empresas madeireiras roubassem madeira. Seu plano era reconstruir vários prédios, incluindo o pavilhão - onde os moradores fizeram fila para beber ponche com cianeto em 18 de novembro de 1978 - e também algumas das casas, onde hóspedes pagantes podiam passar a noite. Também haveria um restaurante e uma loja de lembranças. Dois outros grupos - um dos quais é o governo da Guiana - estão trabalhando em planos semelhantes, em um esforço para atrair mais estrangeiros para a nação empobrecida. "Quero recriar Jonestown e promover o turismo sombrio na Guiana", disse o ministro do Turismo em um jornal local no ano passado.

O guianense sentado diante de mim me disse que a motivação deles era altruísta, não monetária. Quando perguntei a ele que entidade governamental havia lhes dado permissão para construir a cerca, ele disse que não precisavam dela, porque um de seus parceiros - um ex-membro do Templo - possuía Jonestown. Segundo o homem, um tribunal de São Francisco concedeu ao membro a propriedade após o massacre, disse ele. (Até a publicação deste artigo, não consegui entrar em contato com o membro nem localizar o referido documento judicial).

A alegação parecia absurda, mas eu não estava prestes a debater esse homem; Eu precisava que ele me desse a chave. Primeiro ele disse que tinha, depois recuou e disse que não. Finalmente, ele me instruiu a pedir "Terry, o barbeiro", quando cheguei a Port Kaituma. Ele não sabia o sobrenome. "Todo mundo o conhece lá em cima", disse ele. Todo o caso começava a parecer um romance de Raymond Chandler.

No dia seguinte, em vez de apreciar o passeio de barco de oito horas pelo interior da Guiana, fiquei imaginando em pé diante de um portão trancado, sacudindo-o com fúria.

Não encontrei "Terry the Barber", mas arrisquei e fui para o local de Jonestown de qualquer maneira. Havia de fato uma cerca - uma cerca alta de arame farpado - ao longo da frente da propriedade. Mas não havia portão. A estação chuvosa aparentemente atrasou sua colocação. Achei irônico o fato de Jonestown finalmente ter a cerca de arame farpado que havia rumores de cercá-la durante sua existência.

A estrada para o local estava cheia de buracos profundos cheios de lama e, em alguns lugares, era tão estreita que a escova raspava o veículo nos dois lados. Paramos perto de onde o playground havia estado. Latas de cerveja cobriam a estrada.

Tudo o que restava de Jonestown era um jardim da floresta emaranhado. Ouvi dizer que não havia mais infraestrutura - 30 anos se passaram, afinal - mas passei o último ano lendo os negócios diários da comunidade, estudando fotografias dos prédios e campos e conversando com pessoas que moravam lá. , e ainda era chocante ver esse vazio. Enquanto eu caminhava pelos arbustos altos no peito que cresciam na área onde ficava o pavilhão, o que mais me impressionou foi o silêncio. Sem pássaros, sem insetos, nada. A temperatura estava alta; o sol ardia incansavelmente no céu.

Uma onda de náusea e tontura me atingiu, e quando parei para tomar um refrigerante, meus pensamentos se voltaram para os trabalhadores de campo de Jonestown que trabalhavam no mesmo clima - o dia todo, todos os dias - e eu ganhei um novo respeito por eles. Através da minha pesquisa, cheguei a ver a maioria dos residentes de Jonestown como idealistas que foram tragicamente traídos por seu líder.

Três homens que tiveram contato regular com a comunidade durante sua existência me acompanharam: Carlton Daniels, então chefe dos correios de Port Kaituma; Wilfred Jupiter, o capataz da tripulação guianense que ajudou a construir Jonestown; e seu filho Benjamin, que freqüentou a escola de Jonestown.

Wilfred e Benjamin fizeram um caminho através do mato para me mostrar vários artefatos enferrujados, incluindo um caminhão guindaste gigante virado de lado, um secador de grãos e um pequeno trator vermelho. Todos mostravam sinais de serem eliminados pelos garimpeiros que queimam o local periodicamente para procurar sucata de metal. Júpiter apontou para um tronco de árvore carbonizado e pellets de aço fundido resfriado sob o secador de grãos como evidência.

Na área do pavilhão, coletamos vários itens que pareciam pertencer à comunidade, incluindo um arquivo de metal corroído do tipo usado para afiar as lâminas, um pedaço de tela verde semelhante ao usado para cobrir as tendas da escola, uma frasco de remédio de vidro marrom e alguns isoladores de cerâmica branca. Pretendo doar para a California Historical Society, o principal repositório de artefatos de Jonestown.

Mais adiante, na área que antes continha a gaiola do Sr. Muggs - o chimpanzé de Jim Jones que emigrou com todo mundo da Califórnia e que morreu como todo mundo -, tropeçamos em um caminhão com pranchas de madeira podres. Uma grande árvore cresceu pela janela do lado do passageiro, e um visitante havia esculpido seu nome na porta. Várias centenas de metros mais fundo no mato grosso, localizamos o túnel de 12 pés de profundidade que outrora serviu como armazenamento de produtos secos. Lá, encontramos uma máquina de lavar roupa enterrada na lama e outra máquina muito maior. Estávamos tentando decifrar o que era quando vários morcegos cinzentos saíram de um buraco no topo e voaram sobre nossas cabeças. Recuamos no momento em que uma tempestade chegou. A chuva veio em lençóis, encharcando-nos enquanto corríamos de volta para o SUV.

A viagem me deixou com várias impressões. Sinto que um memorial físico dedicado às 918 crianças, mulheres e homens que morreram quando Jonestown conheceu seu fim violento está muito atrasado. Mas também acredito que deve haver uma maneira de permitir que ex-membros do Templo dos Povos, sobreviventes de Jonestown e os parentes daqueles que morreram no local possam avaliar o assunto. Há uma linha tênue entre comemoração e exploração quando os planos se voltam para a reconstrução de um lugar de tanto horror. Várias questões preocupantes são levantadas, além da questão de quem é o dono de Jonestown. Os visitantes obterão uma melhor compreensão das vitórias e dificuldades da comunidade, ou simplesmente ficarão boquiabertos, sacudirão a cabeça e ficarão assustados ao acordarem nas réplicas dos chalés? Mais fundamentalmente, o memorial ajudará a humanizar as vítimas de Jim Jones ou as estigmatizará ainda mais? Jonestown não é a Mansão Assombrada da Disneylândia. É um lugar onde um grupo de pessoas extraordinárias esperava estabelecer uma utopia. Deve ser honrado como tal.

Placa em homenagem as vítimas em Jonestown



Vídeos relacionados:

Esse é o melhor vídeo que achei sobre. Tem outras seis partes além dessa. O dono do canal
fez uma viagem para Jonestown e documentou tudo. No canal também tem vídeo sobre o voo para Port Kaituma e o trajeto de lá até Jonestown.


Especial que intercala entrevistas com sobreviventes, áudios de Jim Jones e mostra o retorno da sobrevivente Leslie Wagner Wilson para o local onde foi Jonestown.


Uma Exploração das Guianas explora o que aconteceu em Jonestown e ainda oferece uma vista magnífica das Cataratas de Kaieteur, maior cachoeira do mundo com um único volume de água.

Fonte: 

- Scheers, Júlia. A Thousand Lives. Free Press. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário